Teremos dentistas no futuro?

O que reserva o futuro? A ficção cientifica sempre foi uma vidente neste ponto, tecnologias vistas em filmes como Star Trek, De Volta para o Futuro e o desenho Os Jetsons já são de uso comum em nossas vidas.


Provavelmente as tecnologias que para você hoje são tão comuns e banais não existiam a 10 anos atrás.


Na odontologia as novas tecnologias têm chegado com velocidade, precisão e eficácia, tornando os tratamentos mais rápidos, de qualidade e menos incisivos aos pacientes.


Vamos revisar algumas?

Moldar? Pra que? Hoje você pode utilizar um scanner.

Protético? Pra que? Manda pra fresadora, assim não precisará nem de repetição.

Anestesiar manualmente? Pra que? Coloca no aplicador e o paciente ainda nem sentirá entrar a agulha.

Aparelho metálico? Pra que? Joga no software que vai previsionar todo o tratamento do paciente gerando um monte de moldeiras para o uso no tratamento.

Claro, fomos um pouco simplistas e exagerados nos exemplos acima. Mas a verdade é que essas tecnologias não existiam a pouco tempo, por isso o que será que o futuro reserva a odontologia?

Hoje essas tecnologias tem facilitado a vida dos dentistas, mas quando será que elas começarão a os substituir?

Imagine o cenário.

Cliente chega no Walmart e vai para a seção de Saúde. Lá está disponível uma máquina que se parece com uma daquelas máquinas de refrigerante automática. Ele seleciona a opção desejada, digamos que uma prótese.

Após a confirmação do sistema ele é convidado a inserir o rosto em uma abertura. A maquina faz todos os exames de imagem devido desde o sistema de fotos ao raio-x interno, realiza um diagnostico amplo, scaneia a arcada do paciente e lhe dá em uma tela as opções de formato indicadas para o seu rosto.

Depois de selecionado, em 15 minutinhos a máquina fresa a prótese e o cliente do futuro apenas precisa pegar e ir embora.

Usamos prótese como exemplo, mas você já deve ter imaginado várias aplicações, placa de bruxismo, placa de clareamento caseiro e etc.


Essa discussão surgiu em uma conversa com o dono de um consultório membro da Rede Dents, o que você acha? Deixe nos comentários sua opinião.

Afinal a tecnologia continuará a nos ajudar ou veio para nos substituir?

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

REDE DENTS

Business Health Franchise Gestão de Ativos LTDA

CNPJ: 19.658.842/0001-63