top of page

Como calcular os custos dos materiais usados em cada procedimento

A utilização de materiais odontológicos, em grande ou pequena escala, é uma rotina em qualquer consultório ou clínica odontológica. No entanto, poucos profissionais param para pensar de que forma eles se apresentam no contexto de cada procedimento.


A princípio, devemos destacar que tais materiais são considerados produtos de custos variáveis e muitas vezes representam uma porcentagem pequena no valor final de cada procedimento. Apesar disso, é importante saber calcular tal percentual a fim de determinar o preço do serviço. Inicialmente é preciso esclarecer o que são custos variáveis e custos fixos, considerando que o preço do procedimento realizado segue a seguinte equação:


PREÇO = CUSTO VARIÁVEL + CUSTO FIXO + LUCRO


Custos variáveis englobam os materiais, imposto de renda, gastos com protéticos e o percentual pago aos profissionais. Custos fixos comportam os valores do pró-labore, equipe, predial, equipamentos, informática, marketing, formação profissional e Outros. As despesas referentes a consumo de água/luz e condomínio (caso exista) são considerados custos semi variáveis, porém no momento, devem ser inseridas no rol dos custos fixos para facilitar o cálculo.


Assim, vamos elaborar o cálculo dos custos dos materiais. De início é necessária a confecção de uma tabela, onde devem ser inseridos todos os gastos efetuados em um determinado procedimento. O ideal é que seja usada a planilha do Excel, a fim de facilitar o cálculo.

O referido cálculo deve ser feito em todos os procedimentos realizados (coroa metalocerâmica, coroa metálica, profilaxia…) e será de grande valia no momento de calcular o preço a ser passado ao cliente.


Fonte: https://blog.dentalcremer.com.br/como-calcular-os-custos-referentes-aos-materiais-usados-em-cada-procedimento-odontologico/

 
 
 

Comments


bottom of page